Acesse:

Ouça Consolação FM:

Quem Somos

A Comunidade Missionária da Consolação Misericordiosa nasceu a partir do novo sopro do Espírito Santo suscitado na Igreja como um dos frutos gerados pelo movimento da Renovação Carismática Católica (RCC), no Brasil. As Novas Comunidades de leigos e consagrados são respostas desse novo ardor missionário impulsionado pelo Espírito Santo. A Consolação Misericordiosa é uma comunidade carismática católica reconhecida pela Arquidiocese da Paraíba, em que tem sua missão missionária alicerçada no desempenho de obras de misericórdia corporais e espirituais.

O carisma da comunidade se expressa no termo “Consolação Misericordiosa”, em que assume o compromisso de ser na Igreja o consolo e a misericórdia de Deus a todos corações aflitos e atribulados. Nesse chamado missionário, busca-se viver a Palavra de Deus revelada em II Coríntios 1, 3-4: “Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias, Deus de toda a consolação, que nos conforta em todas as nossas tribulações, para que, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus, possamos consolar os que estão em qualquer angústia!”

A Consolação Misericordiosa é uma família eclesial composta por homens e mulheres nos diversos estados de vida: clerical, celibatários, casados e solteiros. Os missionários têm como objetivo viver a fé e o testemunho de vida cristã em busca de chegar à santidade. A vivência em comunidade no serviço ao Senhor na Igreja acontece sob níveis formativos distintos. São eles: sacerdotes, irmãs religiosas e irmãos religiosos de vida consagrada (aspirantes, postulantes, noviços e irmãos), leigos consagrados (discipulado, serviço e aliança).

Os missionários após a conclusão do período formativo inicial realizam seu compromisso e recebem como um sinal da sua consagração um colar com uma cruz com o símbolo da Consolação Misericordiosa. Esse símbolo é representado por uma cruz que tem no lado da frente impresso a figura que recorda a parábola do Bom Samaritano. Isso simboliza e recorda a cada consagrado a passagem bíblica que testemunha “aquele que agiu de misericórdia” ao tornar-se próximo do necessitado. Uma parábola contada por Jesus para ensinar aos cristãos que cada um é chamado a ser o rosto da misericórdia e compaixão do Pai no cotidiano da vida.

O outro lado da cruz presente no sinal usado pelos consagrados à Consolação tem a descrição em latim da oração de São Bento, um dos santos baluartes da comunidade. A oração é a seguinte: “A Cruz Sagrada seja a minha luz. Não seja o dragão o meu guia. Retira-te, Satanás; nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que tu me ofereces: bebe tu mesmo teus venenos”.

Comunidade Católica
Consolação Misericordiosa

Rua José Dionísio da Silva, 97
CEP 58.050-660 – Castelo Branco
João Pessoa – PB

Fundação

A Comunidade Católica Consolação Misericordiosa foi fundada no dia 27 de novembro de 1992, na cidade de João Pessoa, na Paraíba. Ela é uma Associação Privada de Fiéis de direito diocesano, reconhecida nos termos do cânon 322, parágrafo 1 do CDC, conforme decreto de 27 de novembro de 2002, emitido na época pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Marcelo Carvalheira (in memoriam).

Na evangelização, a Consolação Misericordiosa exerce sua missão no seio da Igreja em diversas foranias e paróquias distribuídas na Arquidiocese da Paraíba (PB); Arquidiocese de Brasília (DF); Diocese de Santo Amaro, cidade de São Paulo (SP), e Diocese de São Tomé e Príncipe na África. Essas são as frentes missionárias evangelizadoras que são desenvolvidas pela comunidade.

Fundador

Padre Sandro Santos

O fundador da Consolação Misericordiosa é Padre Sandro Santos, nascido na cidade de João Pessoa, na Paraíba, em 09 de maio de 1967. Padre Sandro Santos tem formação em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa. Também possui graduação em Teologia e em Filosofia pelo Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição.

Desde sua juventude, Padre Sandro Santos dedica plenamente sua vida à serviço da Igreja, primeiro como irmão religioso de vida da Consolação e depois como sacerdote e exorcista. O Padre Sandro foi ordenado sacerdote em 25 de maio de 2018. Na sua missão de sacerdote, é animador da Pastoral Vocacional Arquidiocesana da Paraíba. Ele é moderador, diretor espiritual e presidente da Comunidade Católica Consolação Misericordiosa. Um pastor incansável na evangelização do povo de Deus que traz em sua missão apostólica os ensinamentos de Jesus Cristo pela força do amor, perdão e misericórdia.

Siga o Instagram do nosso fundador:

Co-Fundador

Irmão Jefferson Belo Lima

A Consolação Misericordiosa tem como cofundador o Irmão Jefferson Belo Lima. Ele nasceu em 06 de julho de 1967, na cidade de Campina Grande, na Paraíba. Já na sua juventude, o ardor missionário e a vocação ao serviço da Igreja atraiu Irmão Jefferson ao chamado da vida religiosa. Atualmente, encontra-se finalizando o tempo formativo no Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição para assumir seu chamado à vida sacerdotal na Igreja.

Irmão Jefferson já atuou na coordenação de diversas frentes de missões da comunidade, como a Associação Beneficente São José, a Rádio Consolação do Vale (em Mamanguape) e o Espaço Kairós. Ele desempenha também a função de mediador para fortalecer as inspirações do carisma e atua ainda na parte administrativa e financeira da Comunidade Católica Consolação Misericordiosa. Irmão Jefferson trabalha infatigavelmente em prol do anúncio de Jesus Misericordioso, que traz no seu testemunho atitudes concretas de dedicação, serviço e amor ao chamado apostólico à Igreja.   

Carisma

O carisma da Consolação Misericordiosa convida a cada consagrado e consagrada para atuar como bons samaritanos, sendo testemunhas da ação misericordiosa e compassiva de Jesus no mundo. As vivências cristãs que levam o consolo e a misericórdia ao próximo ocorrem por meio das práticas espirituais como: orações reparadoras, seminário de cura interior, adoração ao Santíssimo Sacramento perpétua, vivência sacramental, vida fraterna e exercício do perdão. O carisma impulsiona ainda ao desempenho de práticas concretas de amor, serviço e caridade por meio do compromisso ao cuidado e acolhimento aos que estão nas periferias existenciais por meio de ações sociais e evangelizadoras.  

Palavra Fundante

II Coríntios 1, 3-4:

“Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias, Deus de toda a consolação, que nos conforta em todas as nossas tribulações, para que, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus, possamos consolar os que estão em qualquer angústia!”

Santos Baluartes

Os santos baluartes da Consolação são testemunhas inspiradoras que servem como exemplo daqueles que trilharam o carisma e o caminho do Evangelho de Cristo vivendo uma vida de santidade. Os baluartes da Comunidade Consolação Misericordiosa são: São Padre Pio, Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, São Bento, São Francisco de Assis e Santa Faustina.
A Consolação conserva e alimenta diariamente no seu desempenho missionário uma grande devoção por São José, patrono da providência, Nossa Senhora das Graças, uma intercessora em todos os embates, e São Miguel Arcanjo, protetor da Igreja.

São Padre Pio

Santa Teresinha
do Menino Jesus

São Bento

São Francisco
de Assis

Santa Faustina

Níveis Formativos

As práticas de desenvolvimento humano, espiritual, catequético e missionário constantes têm como objetivo configurar unidade ao método formativo inicial dos futuros comprometidos com a obra Consolação, levando em conta à diversidade cultural. Dessa maneira, cada missionário dentro do seu estado de vida procura atualizar o objetivo proposto por cada nível formativo.

A experiência de cada consagrado em seus diversos níveis formativos se constitui por meio de um processo de formação permanente desde o primeiro ano na comunidade. Segundo o sacerdote e especialista em formação religiosa, Amedeo Cencini, a formação inicial é considerada a mais importante, tendo em vista que é um tempo de elaboração humana, cristã, intelectual e espiritual.

Na Consolação Misericordiosa, o caminho formativo é desenvolvido por meio de cinco dimensões: humano-afetiva, comunitária, espiritual, intelectual e pastoral-missionária. O objetivo desse processo formativo é permitir uma verdadeira e autêntica vocação cristã.

A articulação dessas cinco dimensões pretende estimular uma maturidade humana na preparação e formação de autênticos samaritanos, missionários e discípulos do Evangelho e da Eucaristia.  Saiba mais sobre os cinco dimensões clicando abaixo: